Perguntas Frequentes

06 Como cadastrar um Produto Virtual?
Última atualização 2 ano(s) atrás

Produtos Virtuais ou bens digitais representam itens não tangíveis, como associações, serviços, garantias ou assinaturas e downloads digitais de livros, músicas, vídeos ou outros produtos. Os produtos virtuais podem ser vendidos individualmente ou incluídos como parte dos tipos de produto agrupado, configurável ou em pacote.

Além da ausência do campo Peso, o processo de criação de um produto virtual e de um produto simples é o mesmo. As instruções a seguir demonstram o processo de criação de um produto virtual usando um modelo de produto, campos obrigatórios e configurações básicas. Ao concluir o básico, você pode concluir as configurações avançadas e outras configurações, conforme necessário.

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Atenção: Quando é utilizado um ERP e os produtos são importados via integração, orientamos que:

  • os produtos devem ser criados no ERP e enviados ao Magento;
  • os SKU’s dos produtos, não devem ser alterados após a importação, pois é por meio dele que se estabelece a comunicação entre os sistemas ERP e Magento;
  • as atualizações de preços, pesos e estoques devem ser feitas no ERP e enviados para o Magento;
  • que apenas sejam conferidas informações recebidas no Magento e efetuado edições complementares, como cadastro de fotos, tabelas de medidas, destaques para home e listagens, etc;
  • os produtos não devem ser excluídos no Magento. Caso surja a necessidade de descontinuar um produto, altere o status para desabilitado, mantendo o histórico de registro de informação na plataforma sem exibir o item para venda.

Passo 1: Escolha o tipo de produto

  • No menu vá em Catálogo > Produtos;
  • No botão Adicionar Produto, no canto superior direito, escolha Virtual Product;
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Passo 2: Escolha o conjunto de atributos

Para escolher o conjunto de atributos, em Conjunto de Atributos, clique na lista e escolha a opção que deseja usar. O formulário é atualizado para refletir a alteração.

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Lembrete: os atributos e seus conjuntos são definidos no início do desenvolvimento do seu projeto. Para criar novos atributos, entre em contato conosco pela nossa central de atendimento https://suporte.nitroecom.com.br/


Passo 3: Concluir as configurações necessárias

  • Digite o Nome do Produto;
  • Utilize o SKU padrão baseado no nome do produto ou insira outro de sua preferência;
  • Insira o Preço do produto. Para obter mais informações sobre preços diferenciados, consulte Gerenciamento de Tipos de Preços Avançados;

Atenção: Para lojas com integração, o SKU e o Preço são importados do ERP e não devem ser alterados no Magento.


  • Como o produto ainda não está pronto para publicação, defina a opção Ativar Produto como Não;
  • Clique em Salvar;
  • Para lojas com mais de uma visão, clique em todas as visões de loja e escolha a opção em que o produto deve estar disponível:
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Passo 4: Concluir as configurações básicas

  • Defina a Classe de imposto como Nenhum;
  • Insira a quantidade do produto que está atualmente em estoque;
  • Por padrão, o estado do estoque é definido como em estoque;
  • Selecione a opção Este item não tem peso;
  • Mantenha a configuração de visibilidade padrão de Catálogo, Busca;
  • Para atribuir categorias ao produto, clique na caixa Selecionar… e siga uma das opções abaixo:
    • Escolha uma categoria existente, digitando na caixa para encontrar uma correspondência e marque a caixa de seleção de cada categoria que deve ser atribuída;
    • Crie uma nova categoria, clicando em Adicionar categoria. Insira o nome da nova categoria, escolha a Categoria Mãe para determinar sua posição na estrutura do menu e clique em Criar categoria;
  • Para inserir a Tag “Novo” sobre a imagem do produto, selecione as datas iniciais e finais em Definir produto como novo de;
  • Escolha o País de Fabricação;
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Atenção: Podem haver atributos individuais adicionais que descrevem o produto. A seleção varia de acordo com o conjunto de atributos selecionado e você pode configurar as informações posteriormente.


  • Para gerenciar a quantidade e o status da origem, clique em Estoque avançado e defina Gerenciar estoque como Sim;

Passo 5: Preencha as informações do produto

Role para baixo e preencha as informações nas seções a seguir, conforme necessário:



Conteúdo:

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  • Short Description - Clique em Show / Hide Editor, adicione uma breve descrição do produto no editor com as formatações desejada e clique novamente em Show / Hide Editor;
  • Description - Clique em Show / Hide Editor, adicione a descrição do produto no editor com as formatações desejada e clique novamente em Show / Hide Editor;

Você pode arrastar o canto inferior direito do campo para alterar a altura da caixa de texto.

Imagens e Vídeos

  • Abra o produto no modo de edição;
  • Role para baixo e expanda imagea seção Imagens e Vídeos;
  • Arraste uma imagem ou clique no ícone da câmera e selecione o arquivo de imagem desejado;
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Detalhes das imagens:

À medida que adiciona imagens de produtos, você pode personalizar a exibição na janela Personalizar a exibição na janela Detalhes da imagem.

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Para definir opções de exibição de imagem para um produto:

  • Clique na imagem do produto;
  • Digite o texto alternativo (para SEO)
  • Escolha uma função para exibir a imagem (todas as funções podem ser selecionadas para uma imagem):
    • Base - é a imagem que aparece em destaque no detalhe do produto;
    • Small (Pequena) - é a imagem que aparece na listagem de produtos e no carrinho;
    • Thumbnail (Miniatura) - é a imagem miniatura que aparece na grade do painel admin;
    • Swatch (Amostra) - Mostra a imagem do produto no ícone de cor na página de detalhe do produto.

Todas essas funções são selecionadas para a primeira imagem adicionada por padrão.

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Para ocultar a imagem do produto da página do produto, marque a caixa de seleção Ocultar da página do produto.

Otimização de Busca (SEO)

Esta seção especifica a chave de URL e os campos de metadados usados ​​pelos mecanismos de pesquisa para indexar o produto. Embora alguns mecanismos de pesquisa ignorem as meta palavras-chave, outros mecanismos de pesquisa continuam a usá-las. A prática recomendada de SEO atual é incorporar palavras-chave de alto valor tanto no meta título quanto na meta descrita.

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Preencha os campos de SEO:

  • Abra o produto no modo de edição;
  • Role para baixo e expanda imagea seção Otimização de busca (SEO) e preencha os campos:
  • Chave URL: determina o endereço online do produto. A chave de URL é adicionada à URL base da loja e aparece na barra de endereços de um navegador. O e-commerce inicialmente cria um URL padrão, amigável ao mecanismo de pesquisa, baseado no nome do produto. A chave de URL deve conter todos os caracteres minúsculos, com hífens em vez de espaços. Não inclua um sufixo como .html na Chave de URL, pois ele é gerenciado na configuração.
  • Meta título: O título aparece na barra de título e na guia do seu navegador e também é usado como título em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa. Ele deve ser exclusivo para a página e ter menos de 70 caracteres. Exemplo de aplicação: image
  • Meta Palavras-Chave: devem ser usadas palavras-chave relevantes para o produto. Considere usar palavras-chave que os clientes podem usar para encontrar o produto.
  • Meta Descrição: fornece uma breve visão geral da página para listagens de resultados de pesquisa. Um comprimento ideal é entre 150-160 caracteres de comprimento, com um máximo de 255 caracteres. Embora não seja visível para o cliente, alguns mecanismos de pesquisa incluem a meta descrição na página de resultados da pesquisa.

Produtos Relacionados, Up-Sells e Cross-Sells

Esta seção é usada para configurar blocos promocionais simples que apresentam uma seleção de produtos adicionais que podem ser de interesse do cliente.

  • Produtos Relacionados: são exibidos na página detalhes do produto, além do item que o cliente está olhando;
  • Vendas adicionais: os produtos de up-sell são itens semelhantes, mas talvez de maior qualidade, mais populares ou com uma margem de lucro melhor do que o item que o cliente está considerando (opção disponível mediante contratação do serviço);
  • Venda cruzada: Os produtos de Cross-selling são oferecidos na página do carrinho de compras como compras de última hora antes do início do processo de checkout;
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Opções Personalizáveis

Adicionar opções personalizáveis ​​a um produto é uma maneira fácil de oferecer uma seleção de opções com uma variedade de tipos de entrada de texto, seleção e data. As opções personalizáveis ​​são uma boa solução se suas necessidades de inventário forem simples. No entanto, por se basearem em variações de um único SKU, não podem ser utilizados para gerenciar estoque ou como base de condições de regras de preços. Se você tiver vários produtos com as mesmas opções, poderá configurar um produto e importar as opções para os outros produtos.

Quando um cliente compra um produto com uma opção personalizável, uma descrição de cada opção selecionada aparece abaixo da descrição do produto e qualquer marcação associada (ou remarcação) é aplicada automaticamente ao preço do item.

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Se uma regra de preço do carrinho for acionada pela compra, o cálculo inicial se aplicará primeiro ao preço do produto e depois ao preço do item de linha com qualquer ajuste para as opções personalizáveis ​​aplicáveis. No exemplo a seguir, o cliente compra uma mochila por US$ 74,00, mais uma opção personalizável para um monograma. Uma marcação de $ 14,80 é aplicada ao preço base do produto e o preço ajustado é mostrado como $ 88,80. Nesse caso, a compra da mochila aciona uma regra de preço de carrinho com base no SKU do produto e aplica um desconto na compra, mais frete grátis. Embora a regra de preço do carrinho não seja acionada pela opção personalizável, ela aplica o desconto ao conteúdo do carrinho, que inclui a marcação para a opção personalizável.

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Crie opções personalizáveis

  • Abra o produto no modo de edição;
  • Role para baixo e expanda imagea seção Opções personalizáveis;
  • Clique em Adicionar opção;
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  • No canto superior esquerdo, clique em Nova opção;
  • Conclua as novas configurações de opção:
    • Para Título da Opção , insira um nome para a opção;
    • Defina o Tipo de opção para entrada de dados;
    • Se a opção não for necessária para comprar o produto, desmarque a caixa de seleção Obrigatório;
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  • Clique Adicionar nova linha e complete o seguinte:
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  • Para Título , insira um nome para esta opção;
  • Para Preço , insira qualquer aumento ou redução do preço base do produto que se aplica a esta opção;
  • Defina o Tipo de preço para um dos seguintes:
    • Fixo: o preço da variação difere do preço do produto base por um valor monetário fixo, como R$ 1,00;
    • Percentagem: o preço da variação difere do preço do produto base por uma porcentagem, como 10%;
  • Insira um SKU para a opção. A opção SKU é um sufixo que é adicionado ao SKU do produto;
  • Para alterar a ordem das opções, pegue o ícone lateral esquerdo do item e mova a seção para uma nova posição.
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Repita esta etapa para cada opção a ser adicionada e ao concluir, clique em Salvar .

Importar opções personalizáveis

  • Na seção Opções personalizáveis , clique em Opções de importação
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  • Todos os produtos com opções personalizáveis ​​aparecem na grade;
  • Na lista, marque a caixa de seleção do produto com as opções que deseja importar;
  • Clique em Importar;
  • Quando terminar, você pode continuar a adicionar mais opções personalizadas ou clicar em Salvar;

Tipos de entrada

Modelo

Descrição

Texto

Uma linha de entrada ou caixa de texto onde o cliente pode inserir as informações necessárias. Opções:

Campo - Um campo de entrada de linha única para texto.

Área - Um campo de entrada de várias linhas. O texto pode ser formatado com o editor WYSIWYG ou inserido como HTML diretamente na caixa de texto.

Arquivo

Permite que o cliente carregue um arquivo.

Selecionar

Permite que o cliente selecione uma única opção ou várias opções, dependendo do tipo de entrada utilizado. Opções:

Lista suspensa - Uma lista suspensa de opções que permite apenas uma seleção;

Botões de opção - Um conjunto de opções que permite apenas uma seleção;

Caixa de seleção - Uma caixa de seleção é uma variação de uma opção sim/não. Se o produto tiver mais de uma caixa de seleção, várias seleções podem ser feitas.

Seleção múltipla - Uma caixa de lista suspensa de opções que aceita várias seleções. Para escolher várias opções, mantenha pressionada a tecla Ctrl (PC) ou Command (Mac) e clique em cada opção;

Encontro

Permite que o cliente insira uma data ou hora ou escolha o valor em um calendário. Opções:

Data - Um campo de entrada para um valor de data. A data pode ser digitada diretamente no campo ou selecionada em uma lista ou calendário;

Hora - Um campo de entrada para um valor de hora;


Produtos em Sites

A seção Produto em Sites identifica cada site onde o produto está disponível, de acordo com a hierarquia da loja.

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Copiar um produto para um site diferente

Atenção: Essa opção não deve ser utilizada em lojas que tenham integração com ERP.


  • Abra o produto no modo de edição;
  • Role para baixo e expanda imagea seção Produto em sites;
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  • Marque a caixa de seleção do site onde deseja colocar o produto copiado;
  • Para uma instalação de site único, a caixa de seleção do site é selecionada por padrão;
  • Escolha a Visualização da Loja onde deseja fazer uma cópia do produto existente;
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  • Ao retornar ao registro do produto, defina o seletor de exibição da loja para a exibição da loja para a qual o produto foi copiado. Quando solicitado a confirmar a troca de escopo, clique em OK;
  • Insira o Preço do produto para esta visualização de loja;
  • Como o escopo da moeda base está definido como website, é possível vender o produto por um preço diferente em cada site;
  • Ao concluir, clique em Salvar;

Quantidade Vendável do Produto

Essa seção mostra a quantidade em estoque disponível para venda;

Design

Mantenha as configurações pré definidas pela plataforma.

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Opções de Presentes

As opções de presente podem ser definidas no nível do produto para permitir que uma mensagem de presente seja incluída durante a finalização da compra. Para substituir a configuração padrão, desmarque a caixa de seleção Usar configurações de configuração.

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Defina opções de presentes para um único produto

  • Abra o produto no modo de edição;
  • Role para baixo e expanda imagea seção Opções de presentes e faça o seguinte:
    • Para substituir a configuração padrão, desmarque a caixa de seleção Usar configurações de configuração;
    • Defina Permitir mensagem de presente conforme necessário para o produto;
    • Ao concluir, clique em Salvar;

Informações para Download

É utilizado para produtos que não são físicos. Para ativar esta opção o peso deve ser definido como não.


Passo 6: Publicar o produto

  • Se você estiver pronto para publicar o produto no catálogo, defina a opção Ativar produto como Sim;
  • Clique em Salvar;
  • Efetue o gerenciamento de cache;

Para visualizar o produto em sua loja, escolha Visão do cliente no menu Admin;

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A loja é aberta em uma nova guia do navegador.

Ficou com dúvidas? Abra um chamado pelo link https://suporte.nitroecom.com.br/open.php ou entre em contato conosco pelo Whats App 48 99102-1318.

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