Perguntas Frequentes
Sempre que uma página da web é carregada, automaticamente o navegador (Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge) faz o download dos itens presentes no site acessado para o computador ou dispositivo móvel do usuário. Quanto mais leves forem os itens da página como imagens, textos, vídeos etc. mais rápido a página carregará e melhor será a experiência de interação do cliente com o seu site.
Para velocidades de Internet altas, geralmente via cabo e wi-fi, é possível que o usuário não perceba a diferença entre páginas leves e pesadas, já que o carregamento será realizado rapidamente para ambos em função da banda larga.
Já nos dispositivos móveis (celulares, tablets etc.) conectados à Internet por meio de dados móveis (4G, 3G etc.), em que a velocidade da troca de dados é consideravelmente menor, o tempo de carregamento da página pode comprometer de fato a navegação.
Para verificar a performance das páginas do seu e-commerce, sugerimos alguns sites da web que podem diagnosticar alguns possíveis problemas no desempenho dos sites:
GTMetrix - https://gtmetrix.com/
PageSpeed Insights - https://pagespeed.web.dev/
Outro modo de verificar o peso da sua página e o seu tempo de carregamento acontece diretamente no seu navegador, siga o passo-a-passo:
1) Acesse a sua loja;
2) Clique com o botão direito sobre a área de menu e clique em Inspecionar ou pressione a tecla F12;
3) Vai abrir uma tela de inspeção, clique em na opção Rede;
4) Na sua loja, atualize a página;
Na tela de inspeção, serão carregados todos os arquivos da sua loja, mostrando os pesos de cada um deles e o peso e o tempo de carregamento da página (rodapé da página).
Neste exemplo, podemos ver que a página utilizada como exemplo, tem um peso de 4,7 MB e o tempo de carregamento dela é de 5,74 segundos.
Em plataformas de e-commerce, especialmente nas home pages, é comum que a lentidão no carregamento aconteça por conta de imagens ou fotos com pesos grandes ou com formatos de arquivos de imagem não otimizados para a web.
O peso sugerido para as imagens são:
- Banner desktop: até 300 kB cada;
- Banner mobile: até 200 kB cada;
- Imagens de produtos: até 200 kB cada;
- Imagens de categorias em destaques: até 250 kB cada;
- Imagens de pop up: até 150 kB.
O peso ideal de uma home não deve exceder 5 MB.
Sugerimos que utilize sempre imagens comprimidas para agilizar a performance da sua loja. A ferramenta https://compresspng.com/ pode auxiliá-lo.
Outro fator importante é a forma como você salva e renomeia os arquivos de imagens antes de cadastrar elas no e-commerce. Isso pode contribuir para que sua loja fique mais rápida e para que as pesquisas orgânicas do Google possam ter um bom posicionamento de SEO. Confira algumas dicas e exemplos:
- Salve as imagens com nomes em formato de url amigável, ou seja, utilize traços entre as palavras ao invés de espaços, evite caracteres especiais (ç, @, \, /, *,&, %, $, #), acentos e letras maiúsculas. Exemplo: nome-do-produto.jpg
- Para lojas que possuem 2 ou mais visões no mesmo painel, salve as imagens com nomes diferentes para cada loja. Exemplos:
- popup-primeira-compra-b2c.jpg
- banner-promocao-b2c-desktop.jpg
- banner-promocao-b2c-mobile.jpg
- nome-do-produto.jpg
Existem procedimentos de compactação das imagens que podem ser realizados nos sites como um todo, gerando uma otimização nas páginas e agregando agilidade ao seu carregamento. Entretanto, é fundamental ressaltar que esses procedimentos diminuem o peso das imagens de forma a impactar em sua qualidade (podendo eventualmente reduzir a definição, nitidez, cores etc.) e é importante que essa informação esteja bastante clara para você quem tem interesse nesse serviço. Se você ficou interessado ou ainda tem dúvidas, abra um chamado e a equipe poderá atender suas necessidades: https://suporte.nitroecom.com.br/open.php